quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pare de Criticar

Acho que nos dias de hoje mergulhamos num mundo onde a critica se tornou a melhor arma de defesa. Criticamos tudo, o Governo, o País, a Família, os Amigos, os Inimigos, os Chefes, os Colegas e até os filhos. Não somos capazes de viver sem criticar, apontamos os defeitos a todos, quando, muitas vezes, os defeitos que estamos a apontar aos outros são o espelho das nossas fraquezas, mas é tão mais fácil criticar os outros, não respeitar a diferença, seja ela de cultura, religião ou apenas de opinião.
Eu tenho o habito de dizer aos meus colaboradores, se precisam de um culpado, culpem-me a mim, mas depois comecem a trabalhar na solução. Aqui digo o mesmo, e se parássemos de fazer criticas a tudo e a todos, muitas vezes infundadas, e assumisse-mos as nossas responsabilidades da forma como as coisas estão, e então, puséssemos mãos à obra para nos modificarmos antes de tentar modificar o mundo.
"Errar é humano, colocar a culpa em alguém é estratégico", infelizmente, o mundo está cada vez mais cheio de estrategas e menos povoado por humanos. A hipocrisia, a falsidade, a mentira, a prepotência e a maledicência, são cada vez mais os valores de hoje,  são cada vez mais as pessoas que "cospem" no prato de onde comeram, que não olham a meios para atingirem os seus fins, como diria Nicolau Maquiavel, "Os fins justificam todos os meios". 
Todos os dias nos iludimos e desiludimos, todos os dias olho para o mundo e às vezes parece que já não o reconheço. O mundo está igual, mas a humanidade está cada vez pior. Para se auto-promoverem as pessoas não olham a meios, são capazes de até "atropelar" quem lhes deu a mão, trair um amigo por um momento efémero de glória, cada vez mais, somos cada vez menos, os que ainda acreditamos que, a palavra, a amizade e o compromisso valem alguma coisa. "Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano (Voltaire)". Os meus amigos sabem que acima de tudo privilegio a lealdade, que podem sempre contar comigo, da mesma forma que eu sei com quais posso contar...
Lutemos pelos princípios humanistas, da lealdade, da sinceridade e da amizade, empenhe-mo-nos  por mudar o mundo fazendo renascer a humanidade...."A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas (Voltaire)".

Sem comentários:

Enviar um comentário