domingo, 25 de abril de 2010

Mudança

Começo este tema tão na moda com uma citação de Bernard Shaw, " O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada ". Este pensamento é fundamental para conseguirmos interiorizar e perceber o quanto este assunto é polémico, e porquê? - Porque, não raras vezes, muitos de nós falamos em mudança, na urgência desta, na sua necessidade, mas quantos de nós estamos verdadeiramente dispostos a mudar?
Quando oiço falar em mudança fico logo com a minha atenção redobrada, quantas vezes já ouvimos esta expressão, mas normalmente esta tem apenas um sentido, refere-se aos outros, quando o maior desafio da mudança é, sermos capazes de nos mudar a nós próprios.
Muitos de nós dizemos "isto tem que mudar", "as coisas têm que mudar", mas quantos de nós já fizemos algo por isso? Quantas vezes demos o primeiro passo? - Pois é, não podemos querer mudar os outros ou as coisas sem antes mudarmos a nossa atitude, a nossa postura, a nossa maneira de ser e actuar. Não podemos estar há espera que os outros dêem o primeiro passo, não podemos cobrar algo que nós próprios não estamos dispostos a fazer.
O mais incrível é a resistência que temos à mudança, quando a única coisa que é permanente é a própria mudança, este fenómeno é uma constante das nossas vidas. Ao longo do nosso processo de vida e crescimento enfrentamos inúmeras mudanças, umas naturalmente, outras sem resistência, mas quando é chegado o momento de verdadeiramente mudarmos o rumo dos acontecimentos, sejam eles profissionais ou pessoais, esbarramos no nosso comodismo, conformismo e incapacidade de ver para além do nosso "umbigo", achamos sempre que esta "coisa", a mudança, é algo que diz mais respeito aos outros que a nós mesmos, e, desengane-se, este é um problema mais seu que dos outros.
Mudar representa quase sempre uma ruptura, um fim, mas é também uma oportunidade, pois é o principio de algo novo. Mudar não é um fim, mas um principio, até porque, como já disse é um processo continuo. É assustador? - É! Como tudo o que é novo. Sair daquilo que é conhecido como a nossa zona de conforto nem sempre é fácil, e pode até parecer assustador, mas é também a única forma de encararmos um processo de mudança de forma positiva. Não devemos resistir à mudança, devemos abraçá-la.
Mudar é preciso...





1 comentário:

  1. Gostei do que li..., aliás adorei...sou apenas mais uma que quer mudar...quer ser feliz, fazer a diferença, mesmo que isso implique muito trabalho, muitos desafios, muitos percalços, muitas cabeçadas, desilusões e frustrações!!!!! Apesar de tudo isto...quero mudar!
    Por outro lado, vou fazendo essa mudança interior, essa mudança tão essencial, tão importante para o verdadeiro sucesso!
    Que Deus nos ajude...em todas as mudanças na nossa vida! Mas teremos que ter força, e integridade, e lutar até à exaustão.
    Obrigada, por estas mensagens!

    ResponderEliminar