Hoje, esta é uma das palavras mais ouvidas, mais usadas nos mais diversos contextos, mas o que se quererá dizer com "Liderança"?
Quando ouço o uso desta palavra procuro perceber a contextualização em que é aplicada, e não são raras as vezes que acho o seu uso abusivo. Falar de "Liderança", de " Lideres", quando nos referimos a alguns dos nossos políticos e gestores, não será desvirtuar esta palavra? Transfigurar o seu significado? - É, na minha opinião é!
Um líder tem que ser algo mais do que alguém a quem se deu o poder, um LÍDER, tem que ser alguém que nos faça sonhar, tem que ser alguém que nos faça acreditar em algo que vai muito para além do óbvio, que nos faça percorrer aqueles últimos "metros" como se fossem os últimos metros, que extrai o melhor de cada um de nós e nos leva a fazer o impossível. Quantas pessoas conhecemos capazes de despertar em nós estes sentimentos? - Perdoem-me a franqueza, eu não conheço nenhuma que o faça na sua plenitude.
Li um livro que se chama "Os Ditadores", e foi para mim curioso perceber como alguns dos maiores ditadores da história foram, a dada altura das suas vidas, alguns dos melhores lideres que este mundo já viu. Capazes de mobilizar nações inteiras para uma visão, por vezes obsessiva e lunática, mas conseguiram "vender" esse sonho.
Hoje, o Mundo, o nosso País e as nossas empresas carecem de pessoas que nos façam acreditar, que nos mobilizem rumo a um objectivo, que sejam capazes de nos transmitir a vontade de sonhar e de perseguir esse sonho. Sim, estamos em crise, mas numa crise de liderança, que começa nas empresas e termina nas mais altas esferas do poder.
Quando as pessoas que têm o poder se preocupam mais com o seu prestigio individual, com o seu sucesso pessoal, do que com o bem geral, será difícil conseguir inspirar os outros a acompanha-los num qualquer desafio. Mas estas pessoas tão preocupadas com o seu "umbigo", nem se apercebem que o sucesso de todos seria também o seu sucesso, e que assim, o seu prestigio seria mais duradouro e não uma chama efémera que poderá ser apagada por uma qualquer "corrente de ar".
Pergunto-me, quando voltaremos a sonhar?
Adorei a mensagem. A liderança e efectivamente um dos chavões dos nossos dias, e que, como tantos outros esta vazio de conteúdo.
ResponderEliminarQuando penso em Lideres imagino sempre alguém que caminha na frente, que conduz, que conquista e chega lá primeiro e tem capacidade para levar os outros consigo... O meu principal problema e: para onde raio caminham estas pessoas? Será que os nossos lideres sabem para onde vao? Quem os mandou lá ir? E se ninguém os mandou quem são eles para decidir por nos?
O que sinto e que no nosso pais não faltam lideres. Falta sim quem nos diga o caminho, nos trace o objectivo, nos aponte a luz ou nos indique uma coordenada de GPS... Talvez esse objectivo devesse ser traçado por nos próprios e isso só se faz com uma maior participação cívica, com envolvimento de todos os cidadãos e não apenas da classe política que, frequentemente, de classe nem o nome...
Meu amigo, concordo com o que dizes. Sim temos lideres, o problema é que não sabem liderar pois desconhecem o caminho e a cada encruzilhada optam pelo rumo menos certo.
ResponderEliminarTambém concordo contigo quanto à nossa participação, John Kennedy disse "Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela." Muitas vezes demiti-mo-nos do nosso papel interventivo para a posição mais confortável de tudo criticar e condenar.