Dar e receber. Estas duas palavras são opostas, certo? - Bem, não sei se será assim. Dar, é na minha opinião, a primeira parte de receber. Parece demagógica esta minha posição, mas na verdade acredito cada vez mais nesta relação de acto e consequência.
Dar, é mais do que dar uma esmola, deve ser um acto de partilha, partilha de bens materiais, também, mas é muito mais que isso, é partilha de sentimentos e de emoções. Só recebemos na medida do que damos, daí, eu dizer que estas duas palavras não são opostas, ambas são, apenas, fazes diferentes de um mesmo acto, o acto de partilhar.
Pergunto, hoje já ajudaram alguém para além de vocês mesmos? Melhor, já se ajudaram? - Dar é isto, é sermos capazes de nos ajudarmos e ajudarmos os outros. Este ajudar não é apenas o ajudar material, pois é sempre neste sentido que levamos o dar e o receber, nesta nossa sociedade havida e riqueza, este ajudar é, por exemplo, tornar o dia melhor para alguém, e isto, consegue-se com coisas simples, como um sorriso.
Há algum tempo tomei a decisão de querer ser muito melhor atendido em todos os locais onde vou, estranha esta minha decisão, certo? - Devem estar a julgar que sou, no mínimo, maluco. Como posso eu decidir passar a ser melhor atendido, se isso depende dos outros, se a forma de me atenderem depende de quem o está a fazer. Será? - Não, receber um bom atendimento, parte de dar, quando vou a um qualquer lugar de atendimento, começo por esboçar um sorriso, um sorriso franco, respeitando o meu interlocutor como um igual, e podem ter a certeza que, só por dar este simples gesto, tenho recebido muito mais atenção e melhor atendimento.
Dê, verá que não custa, receberá muito mais e sentir-se-à muito mais completo.
Enriqueça dando, valorize-se recebendo, e, acima de tudo, viva bem, viva plenamente, viva feliz...
Sem comentários:
Enviar um comentário